A importância da Química nas refeições!!

Como funciona o paladar? Por que somos capazes de diferenciar tantos tipos de alimentos e porque gostamos mais de uns do que de outros? Confesso que sou um grande apreciador de pratos culinários e tive a curiosidade de perceber o porquê de todas estas perguntas !! As papilas gustativas de nossa língua têm a resposta…Estas papilas são quimiorrecetoras, ou seja são responsáveis or detetar substâncias químicas na nossa boca, ou seja detetar a presença de alimentos!!

  As papilas gustativas estão presentes em todo o comprimento da língua, desde a ponta até a parte mais interna, delimitando assim uma grande área de contato com os alimentos permitindo uma melhor deteção e apreciação dos mesmos.

Imagem

A língua tem regiões específicas responsáveis pela perceção dos diferentes sabores. É um órgão muscular com cerca de 10 centímetros de comprimento e é graças a ela que sentimos o sabor dos alimentos e os conseguimos classificar. Aquela vontade de saborear determinados alimentos tem explicação científica. A língua possui também as chamadas moléculas saporíferas (do latim sapere = provar). Estas estimulam o nosso apetite, fazem-nos ficar literalmente com água na boca diante de guloseimas como doces, tortas, bombons e tudo aquilo que para nós é “alimentarmente” atrativo!

O olfato é também muito importante em todo o processo alimentar uma vez que é através deste, que detetamos odores agradáveis ou não que iremos para sempre relacionar aos alimentos… Uma possível explicação para termos as nossas preferências alimentares.

Os sentidos gustativos e olfativo são chamados sentidos químicos, porque os seus recetores são excitados por estimulantes químicos. Os recetores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto os recetores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na perceção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.

Imagem

Parece-me claro, portanto, a importância da química para apreciarmos um bom almoço ou jantar!!

                                                                                                                                                           Miguel Duarte

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário