Cianeto, o mais poderoso veneno

Os cianetos são compostos químicos que contêm o grupo ciano, C≡N, com uma ligação tripla entre o átomo de carbono e o átomo de nitrogénio. São compostos que, quando ingeridos ou inalados em doses muito pequenas levam a uma morte instantânea. Por exemplo, a ingestão de um comprimido de 0,5/1 mg de cianeto é suficiente para conseguir matar um adulto.

O cianeto, também utilizado para a revelação de fotografias ou na produção de plásticos, foi muito utilizado em suícidios e homicídios durante a Segunda Guerra Mundial. Espiões de ambos os lados do conflito que, ao se verem cercados por forças inimigas, optavam por pôr termo à própria vida para não serem capturados, e chegou mesmo a utilizar-se um gás tóxico à base cianeto, denominado de “ciclone B” nas câmaras de gás dos campos de concentração, apesar de inicialmente ser usado como um pesticida para a eliminação de piolhos e pulgas. Acredita-se mesmo que Adolf Hitler se tenha suicidado com uma dose de “ciclone B” (Zyklon B ), no fim da guerra.

Nos Estados Unidos, cápsulas concentradas de cianeto já foram utilizadas como aplicação de pena capital.

Sais de cianeto são eventualmente usados para um suicídio instantâneo. Ao entrar em contacto com os sucos gástricos, iões CN são liberados, paralisando o sistema nervoso e respiratório do indivíduo. Conclui-se que a acção é mais rápida se a vítima estiver de estômago vazio, não existindo outros compostos com os quais os iões cianeto poderão reagir.

Para amantes de música, especialmente metal, já existem músicas sobre o cianeto. Um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=fIuxv7b2Rts (Metallica – Cyanide)

Sofia Franco

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário