Porque temos cócegas ?

As cócegas são uma reação de autodefesa do organismo diante de alguma coisa que toca a pele. Acredita-se que seja uma resposta primitiva do ser humano, existente desde os nossos antepassados. 

Essa espécie de instinto divertido funcionaria como um alerta para o corpo, estimulando-o a reagir diante de uma situação de perigo, como, por exemplo, uma aranha ou um escorpião andando sobre a pessoa. Além disso, as cócegas também servem como uma manifestação de carinho entre algumas espécies animais, como os macacos. “Pessoas que têm uma percepção mais aguçada do corpo normalmente sentem mais cócegas”, afirma um neurologista!

Uma questão frequente relacionada com as cócegas passa pelo facto de nós próprios não nos conseguirmos fazer cócegas, mas porquê? Simples: porque o nosso cérebro sabe quando provocamos um estímulo em nós mesmos, acabando por anular a tal “sensação de perigo” que dispara as cócegas.

A nossa pele está repleta de recetores táteis, terminações nervosas responsáveis não apenas pela captação do estímulo das cócegas mas também de sensações de dor, coceira, frio ou calor. Algumas áreas do nosso corpo, como as axilas e os pés, têm uma concentração maior desses recetores. Por isso, são regiões mais sensíveis às cócegas.

No cérebro, os impulsos nervosos são reconhecidos por uma região do córtex cerebral chamada de giro pós-central, sendo que, como resposta imediata, a pessoa se irá movimentar de forma brusca e repentina, dando também gargalhadas!

Ana Margarida Nunes, 12ºCTB

 

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s