Tatuagens de henna

  Uma das coisas que sempre achei imensa graça, são aquelas tatuagens temporárias da índia, geralmente usadas nos casamentos indianos pelas mulheres. São conhecidas por tatuagens de henna, em que a henna é o corante extraído de uma planta, a Lawsonia inermis, tem uma cor castanha-avermelhada, e é proveniente da casca de folhas secas da dita planta.

  A henna é muito usada na coloração, pois possui o composto 2-hidroxi-1 ,4-naftoquinona ou lawsona, também conhecido como, ácido hennotannic (nome estranho mas não consigo encontrar tradução exacta), ou de laranja natural 6. As folhas de henna contêm até 5% do seu peso o composto, o qual, na sua forma pura, não se dissolve na água. Por não se dissolver em água, a pasta de henna é preparada pela mistura das folhas secas e de um ácido suave, como sumo de limão, em que este liberta o lawsona da planta. Em temperatura ambiente este processo demora cerca de 3 dias, mas o prazo diminui quando a temperatura aumenta.

  O corante funde-se com a pele, cabelo e superfícies porosas, mas não de forma permanente ou de maneira a altera-los quimicamente, uma vez que as suas moléculas são aproximadamente do tamanho dos aminoácidos. Apenas ficam na camada de queratina da pele (a camada mais externa) que, contém, muitas camadas de células mortas. Vários factores fisiológicos, como o tipo de pele e da temperatura, os níveis hormonais e o stress afectam a aparência da tatuagem nas pessoas. Depois de a pasta secar é raspada da pele e, a oxidação ao ar ou a transpiração pode escurecer ainda mais a mancha levando, eventualmente à completa expulsão do corante.

.

Andreia Cabral

 

 

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s