Protecção no verão

Agora que o verão está mesmo aí, é impossível não andar mais “descascado/a” na rua, e pelo menos para mim, seria também impossível não ir à praia e estar a esturricar ao sol. No entanto é preciso ter certos cuidados no que toca à exposição solar, por isso, é sempre conveniente e extremamente aconselhável o uso do protector solar!

O protector solar combina produtos químicos orgânicos e inorgânicos para filtrar a luz do sol, de modo a que atinja menos as camadas mais profundas da pele. As partículas reflectoras nos protectores solares consistem geralmente em óxido de zinco ou óxido de titânio. Antigamente notava-se logo quem usava protector, pois ficava sempre branco na zona em que o tinha. Mas, actualmente, nem todos os protectores solares modernos são visíveis, porque as partículas de óxido são menores, ainda que presentes.

Existe vários tipos de radiação, à qual nos somos expostos. A parte da luz solar que é filtrada ou bloqueada é a radiação ultravioleta. Há três regiões de luz ultravioleta.

  • UV-A penetra profundamente na pele e pode conduzir ao cancro e envelhecimento prematuro da pele.
  • UV-B está envolvido numa curta queima de sua pele, chamado bronze.
  • UV-C é completamente absorvida pela atmosfera da Terra.

O protector solar contêm moléculas orgânicas para absorver a radiação ultravioleta e liberá-lo na forma de calor.

  • PABA (ácido para-aminobenzóico) absorve UVB
  • Cinamatos absorver UVB
  • Benzofenonas absorver UVA
  • Antranilatos absorver os raios UVA e UVB
  • Ecamsules absorver UVA

Quando se compra um protector tem-se sempre em atenção ao factor. Mas o que é o factor? É um número que  ajuda a determinar quanto tempo se pode ficar no sol antes de começar ter uma queimadura solar. Como as queimaduras são causadas pela radiação UV-B, o factor não indica a protecção dos raios UV-A, que podem causar cancro e envelhecimento prematuro da pele.

A nossa pele tem um factor de protecção solar natural parcialmente determinado pela quantidade de melanina que temos, ou seja, consoante a nossa pigmentação. O factor de protecção solar é um factor de multiplicação, ou seja, se ficarmos ao sol 15 minutos antes de queimar, usando um protector solar com factor de protecção solar 10, permite resistir a uma queimadura por 10x, mais ou 150 minutos.

Embora o factor de protecção solar só se aplica a UV-B, os rótulos da maioria dos produtos indicam se oferecem protecção de amplo espectro, que é uma indicação da existência ou não se funcionam contra radiação UV-A.

É preciso ter-se cuidado com o  protector que se escolhe. Ninguém quer ficar uma lagosta!

 

Andreia Cabral

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s