Novas maneiras de plástico

 Como já aprendemos este ano a química, os plásticos são polímeros sintéticos, em que estes são conjuntos de monómeros (pequenas moléculas). O plástico provem do petróleo, e não é novidade para ninguém que o petróleo esta nas últimas. Por isso fica a questão de quando o petróleo se acabar de vez, o que iremos nós usar para produzir plástico?!

Existe algumas alternativas:

  Plástico de batata- as batatas contêm uma grande quantidade de amido (de celulose), que pode ser usado para fazer um material tipo plástico muito fácil e barato. Este plástico não é muito forte nem de longa duração, mas é muito facilmente decomposto pelas bactérias, a condição ideal para substituir os talheres, pratos e copos de plástico que são sempre objectos de uso rápido e momentâneo, a meu ver, é uma mais-valia para a prevenção da poluição do ambiente! 

  Plástico de penas de galinha e soja- aquela placazinha que se vê nos circuitos electrónicos é feita a partir de uma luz, mas o que dá resistência e sustentabilidade é o plástico. Mingjiang Zhan e Richard Wool, da Universidade de Delaware andaram a pesquisar sobre maneiras de fazer essas placas a partir de materiais comuns. Eles descobriram que um material derivado de penas de galinha e soja, faz bem de plástico, e é muito mais barato.

Plástico de cascas de laranja- Uma equipa da Universidade de Cornell encontrou outra maneira de fazer plástico. Eles usaram cascas de laranja, e outro material que está cada vez mais a tornar-se mais comum na nossa atmosfera – o dióxido de carbono. As cascas de laranja contêm uma substância química chamada limoneno (a mesma coisa que dá o cheiro de laranja-y). A equipa descobriu que é possível convertê-lo em carbonato de limoneno, que poderia então ser polimerizado num plástico útil chamado carbonato de poli-limoneno (PLC). 

Estas são algumas maneiras de contornar o uso de petróleo na produção de plásticos, espero que com o passar dos anos existam muitas e muitas mais para acabar com esta dependência do petróleo!

 

Andreia Cabral

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s