SCiO: “Google do Mundo Físico”

Hoje enquanto navegava na internet deparei com uma notícia sobre um dispositivo desenvolvido em Israel que é capaz de nos dizer qual é a composição química de qualquer objeto.

Este dispositivo é do tamanho de uma caixa de fósforos e, foi inventado pela empresa Consumer Physics, que afirma ter desenvolvido o primeiro espectrómetro molecular barato e de fácil acessibilidade do mundo. Assemelha-se a um scanner de mão, e é de fácil utilização. O utilizador aponta o equipamento em direção a um objeto, pressiona um botão que emite uma luz e, alguns segundos depois, obtém as informações sobre as suas características moleculares.

Segundo o diretor da empresa este dispositivo, a que chamaram SCiO, pode tornar-se no “Google” do mundo físico, quer isto dizer que é uma maneira de procurar e descobrir instantaneamente a composição dos objetos ao nosso redor. Deste modo será possível ao utilizador perceber se, por exemplo, uma maçã tem agrotóxicos ou se uma joia não passa de uma bijuteria, ou de uma falsificação.

Neste momento devem estar todos a perguntar-se como é que este dispositivo funciona, mas não se preocupem que irei explicar já a seguir.

O SCiO funciona através da emissão de uma luz azul que é refletida no objeto que estamos a analisar e, em seguida, é captada por um espetroscópio que analisa o espectro da luz refletida. Assim, com base nestes dados o SCiO é capaz de nos dizer qual a estrutura molecular do objeto em questão. A informação obtida é então enviada em tempo real por Bluetooth para o smartphone, ou dispositivo semelhante, com o qual o dispositivo foi configurado.

No passado este tipo de análise só era possível com recurso a espectroscópios caros e de grandes dimensões, mas graças a avanços no campo da tecnologia foi possível desenvolver este dispositivo mais pequeno e que possui um preço acessível.

Espero que vos tenha aguçado o interesse sobre este dispositivo curioso que promete ser uma fantástica ferramenta de exploração do nosso mundo.

 

 

João Barros Leal

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s