Vamos voar!

Olá! Bem, como muitos já devem ter reparado, grande parte da história do belíssimo livro designado Memorial do Convento gira em torno da famosa Passarola. Pois é, de tanto ouvir falar nela lembrei-me de procurar acerca de outro mecanismo que nos proporciona uma sensação idêntica à de quem usou a Passarola: os balões de ar.

Voar sempre foi objeto de fascínio para a humanidade, e nessa busca, os balões tem um importante papel. Em 4 de junho de 1783, com os irmãos franceses, Joseph e Etienne Montgolfier, houve o primeiro voo tripulado num balão, que alcançou cerca de 2000 metros de altura. Hoje, o “andar de balão” tornou-se numa prática desportiva bastante difundida em todo o mundo, com balões modernos que utilizam o ar quente para subir ao céu. Mas como é que isso é possível?

Imagem

Para desvendar esse mistério temos que conhecer uma grandeza chamada densidade. A densidade de uma substância corresponde à forma como a sua massa se organiza no espaço. Quanto mais próximas estão as moléculas de uma substância, maior é sua densidade. Mas o que tem isso a ver com o fato de um balão conseguir subir?

Quando o ar dentro de um balão é aquecido, as suas moléculas tendem a aumentar a energia de “agitação” e como consequência afastam-se umas das outras. Logo, a densidade dessa massa de ar diminui, tornando-a mais leve que a massa de ar fora do balão, e, como consequência, a força peso do balão fica menor. Essa diminuição da densidade do ar no interior do balão, proporciona um desequilíbrio entre a força peso e a força empuxo.

Sara Mendes, 12º CTB

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s