Esqueçe os cremes, o Ródio é o melhor amigo da tua pele!

Image

Agora que se aproxima cada vez mais o Verão e os cuidados com a pele por causa da radiação UV, fui pesquisar um pouco sobre o papel da química neste assunto e descobri uma notícia super interessante. Um grupo de cientistas pensa ter descoberto um tratamento promissor contra o cancro da pele! :O

Pois é, esta equipa formada por investigadores da Universidade Baptista de Hong Kong, da Universidade de Macau e da Universidade Médica de Kaoshiung (Taiwan) descobriram, em experiências laboratoriais, que injeções de ródio (elemento químico pertencente à classe dos metais) podem inibir o desenvolvimento de cancro de pele.

Cinco ratos com melanoma , que é um dos tipos mais agressivos e perigosos de cancro de pele, foram tratados com uma injeção do composto químico metálico quatro vezes por semana durante 35 dias. A experiência levou os investigadores a concluírem que o composto podia bloquear a atividade de uma proteína designada de STAT3 (contida no nosso código genético) e que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de vários cancros, incluindo o da pele, explicou Ma Dik-lung, professor assistente do Departamento de Química da Universidade Baptista de Hong Kong. Quando comparados com os do grupo de controlo que tinham cancro mas não receberam tratamento, os ratos que foram injetados com ródio (III) registaram um significativo abrandamento no crescimento do tumor. No final dos 35 dias de experiências, os tumores tratados eram, em média, 60% mais leves e menores do que os do grupo de controlo.

“Se pudermos aplicar o composto num protetor solar, talvez possamos ser capazes de fazer produtos cosméticos para prevenir o cancro de pele não apenas bloqueando os raios ultravioleta, mas também parando a dimerização (quando duas moléculas simples se fundem para formar um composto) da STAT3”, complementou o investigador Wang Hui-min, de Taiwan.

Fico muito contente por tantos cientistas em todo o Mundo trabalharem em áreas que eu considero ser de extrema importância para a nossa saúde e bem-estar! Se este projecto for mesmo levado para a frente penso que daqui a uns anitos não nos teremos tanto de preocupar tanto com os malefícios do sol e das suas radiações!

 E viva à Ciência! 😀 😀

                                                                                                                     Zahara Eltayari

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s