Suplementos à base de nitratos aumentam performance desportiva

Sendo atleta,muitas vezes penso como poderia melhorar a minha alimentação,mas nem sempre é fácil obter informações corretas pois muitos nutricionistas,e pessoas relacionadas ao desporto dão-nos informações contrarias

Muitos atletas e praticantes de actividade física, tanto ocasionais como frequentes, têm dúvidas em relação à suplementação desportiva. Será esta eficaz no aumento do rendimento? Que efeitos adversos pode ter? Funciona a médio/longo prazo? Quais os produtos mais aconselhados e como devem ser tomados?

Para responder a estas perguntas, vários especialistas nacionais e internacionais desvendaram segredos de suplementação dos atletas e o que pode proporcionar maior performance física durante o Congresso PRACTICE, realizado recentemente em Lisboa.

Segundo os profissionais de saúde, a suplementação/alimentação à base de nitrato na dieta (que pode ser encontrada em alimentos como cenoura, espinafre e outros vegetais) tem efeitos benéficos.

O nitrato proporciona ao desportista uma melhor capacidade de distribuição de oxigénio em exercícios de intensidade moderada e reforça a tolerância ao exercício de alta intensidade. Em atletas de alta competição de atletismo, a suplementação à base de nitrato aumentou o rendimento em 1,5 por cento, com um tempo limite de corrida 14 segundos inferior ao testado sem este aditivo. Nos ciclistas, este aumento foi de 0,8 por cento.

“Enquanto especialistas das áreas de Medicina, Exercício e Saúde devemos estar sempre atentos às necessidades específicas dos nossos pacientes/atletas e das populações com as quais trabalhamos. Algumas das dúvidas e questões com as quais os desportistas se debatem diariamente estão relacionadas com a forma de suplementação correcta e adequada ao seu corpo. Através dos vários know-hows conseguimos, durante o Congresso, aliar informação de forma a esclarecer e desmistificar mitos e falsas verdades que ainda existem, defendendo apenas substâncias ergogénicas seguras e permitidas e sublinhando ainda a avaliação/monitorização dos seus efeitos”,afirma Jorge Ruivo, médico especialista em Medicina Desportiva.

 
Filipe Silva nº8 12ºCTB
 
Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s