Química Depilatória

Imagem

É um facto que a química está realmente em todo o lado. É por isso que tento sempre descobrir como posso relacionar a química com as coisas que faço no meu quotidiano. 😀

Nos dias de hoje quase todas as mulheres e já alguns homens 😉 recorrem ao uso de depilatórios químicos para fazerem a sua depilação habitual, isto é remover os seus pêlos. Pesquisei um pouco em relação a isto e descobri que os componentes mais comuns no mercado para este tipo de depilação são o tioglicolato de cálcio ou tioglicolato de potássio. Estes compostos são obtidos através da reação do hidróxido de cálcio e do hidróxido de potássio (ambas soluções alcalinas) aos componentes de ácido tioglicolato, obtendo assim o tioglicolato de cálcio e o tioglicolato de potássio.

Ambas as combinações destes compostos na pele quebram as ligações dissulfúricas da queratina presente no pêlo, enfraquecendo assim este. Facilmente o pêlo passa a ser removido mais eficazmente aquando emerge no seu folículo. Como a epiderme também é rica em queratina, a pele pode ficar irritada e mais sensível se o preparado for deixado por muito tempo. Os depilatórios químicos são usados principalmente nas pernas e nalguns casos nos braços. Estes depilatórios encontram-se em diversos formatos (cremes, gel, roll-on) e podem ser usados de acordo com a preferência de cada pessoa.

Mais uma vez é possível ver como a química está presente em cada pedacinho do nosso dia a dia. É fantástico não é!?

                                                                                           Zahara Eltayari

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s