Protetores solares

 

Com a chegada dos dias de sol, tornam-se cada vez mais frequentes as idas à praia! Quem não gosta de se bronzear, não importando ficar um pouquito vermelha, desde que passados alguns dias essa “queimadura” se transforme em bronzeado? Pois é, todos desejamos ter um tom mais escurinho com o mínimo de dias de praia possível, o problema está é nas consequências que uns anos mais tarde surgirão devido, por exemplo, ao não uso de protector solar.

Há alguns anos atrás, a camada de ozono filtrava a maioria dos raios nocivos à saúde. As pessoas não usavam protetores solares e as consequências da exposição excessiva ao sol eram as tais queimaduras, ardências e a pele descascada. Hoje em dia, com a destruição desta camada há um mal ainda mais perigoso, o cancro da pele!

Para evitar o aparecimento de cancro na pele , torna-se indispensável o uso de protector solar. Este é um produto químico que filtra os raios ultra-violeta do sol de modo a proteger a nossa pele. Os melhores protetores solares são todos aqueles que possuem proteção contra radiação UVB e UVA (a diferença de definição é o comprimento de onda de cada um deles), absorvendo a luz ultra violeta, reflectindo-a. 

Imagem

Estudos indicam que o protetor solar deve ser reaplicado em duas horas para que mantenha sua efetividade. A não-reaplicação poderá causar até mais dano às células do que o não uso do filtro solar, devido à liberação de radicais livres extras emitidos por substâncias químicas presentes no protetor. 
Os principais componentes dos protetores solares são moléculas aromáticas conjugadas com grupos carbonil. Essa estrutura permite à molécula absorver raios ultravioleta de alta energia e libertar a energia como raios de baixa energia, desse modo prevenindo o ultravioleta, que é prejudicial à nossa pele.
Existem dois tipos de “protetor” solar: o “químico” e o “físico”. O físico, muitas vezes chamado de bloqueador solar, contém maior quantidade de dióxido de titânio, que cria uma barreira para a passagem dos raios UV, ou seja funciona como um refletor – esses bloqueadores são aqueles que deixam uma camada branca sobre a pele, devido ao excesso de TiO2. Já os protetores químicos possuem substâncias que interagem com a radiação UV absorvendo-a e sofrendo mudanças nas suas estruturas; assim a radiação UV é absorvida por essa fina camada de substâncias e não atinge os melanócitos.
Presente em todos os tipos de protector solar está o seu fator de proteção solar (FPS), que não é mais do que uma medida de laboratório que indica a efetividade do filtro solar; quanto mais alto o valor do FPS, maior a proteção que o protector solar oferece contra raios UV-B (a radiação ultravioleta que causa a queimadura solar) e UVA (mais associada aos danos de longo prazo na pele). O FPS indica a relação entre o tempo que a pessoa se pode expor à luz solar usando protetor solar antes de se queimar e o tempo que ela poderá ficar exposta à luz solar sem se queimar. Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol deve-se queimar 2 horas (120 minutos), caso protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção)!

Nos dias de hoje vão-se tornando cada vez mais necessárias a toma de medidas de proteção ao nível da nossa pele, visto estar bastante exposta a toda e qualquer reação exterior!

 

Ana Margarida Nunes, 12ºCTB

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s