“Eu te amo” em Quimica

Imagem

Európio

Imagem

-O Európio é um elemento químico de símbolo Eu, que é em homenagem á Europa.

-Número atómico: 63

-Massa atómica:152

-É um metal de transição e é o mais reativo do grupo das terras raras (lantanídios)

– Aplicações

  • Não há nenhuma aplicação comercial para o európio, embora fosse usado para dopar alguns tipos de plásticos para a fabricação de lasers;
  • usado como dopante para a produção de filmes de óxido de zinco;
  • Devido a sua capacidade de absorver neutrões, este metal está sendo estudado para uso em reatores nucleares;
  • O óxido de európio (Eu2O3) é extensivamente usado como como componente do fósforo vermelho usado em cinescópios de televisores a cores, e como um ativador de fósforos de ortovanadato de ítrio. Também é usado como um agente para a produção de vidros fluorescentes.

Telúrio

Imagem

– É um semi-metal pertencente ao grupo 16  da classificação periódica dos elementos.O telúrio é um elemento relativamente raro, pertence a mesma família química do oxigênio, enxofre, selênio, epolônio, todos denominados calcogênios.

-Número atómico:52

-Massa atómica:127,6

-A maior parte do telúrio é usado em ligas com outros metais. É adicionado ao chumbo para aumentar a sua resistência mecânica, durabilidade e diminuir a ação corrosiva do ácido sulfúrico . Quando adicionado ao aço inoxidável e cobre torna estes materiais mais facilmente usináveis. Outros usos:

  • Em ferro fundido (ferro de molde) para o controle a frio.
  • Usado em cerâmicas. Adicionado a borracha aumenta a sua resistência ao calor e ao envelhecimento, e é usado como pigmento azul para colorir o vidro.
  • O telúrio coloidal tem ação fungicida, inseticida e germicida.
  • O telureto de bismuto apresenta uso em dispositivos termoelétricos.
  • O telúrio é utilizado na camada refletora de CDs RW, sob a forma de uma liga com a prata, o estanho e o índio (AgSnInTe)

O telúrio também é usado em espoletas de explosivos e apresenta potenciais aplicações em painéis solares como telureto de c´dmio. Apesar do aumento de algumas eficiências para a geração de energia elétrica a partir da energia solar tenha sido obtida com a utilização deste material, a sua aplicação não produziu um aumento significativo na demanda.

Amerício

Imagem

-O amerício é um elemento químico, símbolo Am, situado no grupo dos actinídeos na tabela periódica dos elementos.

-O nome dado foi em homenagem ao continente Americano

-Massa atómica:95

-Massa atómica:243

-Aplicações

  • Este elemento pode ser produzido em quantidades quilograma , na maior parte o isótopo Am-241, por ser mais fácil de obter amostras relativamente puras. O amerício é usado em alguns detectores de fumaça contendo minúsculas quantidades de Am-241 como fonte de radiação ionizante, na forma de dióxido de amerício. O Am-241 tem sido usado, também, como uma fonte portátil de raios gama para uso em radiografia. O elemento foi empregado também para calibrar a espessura de vidros, permitindo a obtenção de vidros bastante planos. O Am-242 é um emissor de neutrões usado em radiografia de neutrões. Entretanto, este isótopo é extremamente caro para ser produzido em quantidades usáveis.

Oxigénio

Imagem(Linhas espectrais do Oxigénio)

-O oxigénio é um elemento químico de símbolo O.

-Na sua forma molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado líquido e sólido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água.

-Representa aproximadamente 20% da composição da atmosfera terrestre

-Massa atómica:16

-Número atómico:8

– Aplicações

  • A principal utilização do oxigénio é como oxidante, devido à sua elevada eletronegatividade, superada somente pela do flúor. Por isso, o oxigénio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros, embora, nos processos industriais, o oxigénio para a combustão seja obtido diretamente do ar.
  • Outras aplicações industriais oxigénio são a soldadura e a fabricação de aço e metanol. A medicina usa o oxigénio administrando-o como suplemento em pacientes com dificuldades respiratórias.
  • Também é engarrafado para ser respirado em diversas atividades desportivas ou profissionais, como o mergulho, em locais sem ventilação ou de atmosfera contaminada.
  • O oxigénio provoca uma resposta de euforia quando inalado. No século XIX, era utilizado misturado com o óxido nitroso como analgésico. Atualmente, essa mistura ressurgiu para evitar a dor em tratamentos dentários. Seu isótopo Oxigénio 15, radioativo com emissão de protões, é usado em medicina nuclear, na tomografia por emissão de protões .

Bernardo Dias nº5 12CTA

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s