Formigas e Adoçantes

Sei que a partir do título pouco ou nada vos ocorre sobre o tema deste post. A questão é: Se o açúcar desaparece quando colocado perto de formigas, porque é que com o adoçante não acontece o mesmo?

Na verdade, existe uma relação não muito agradável entre formigas e adoçantes. Ao contrário do açúcar, os adoçantes artificiais não agradam ao paladar dessas exigentes criaturas.
Para entender a diferença básica entre o açúcar e o adoçante temos que nos atentar à química da composição. 

O nosso açúcar, que nada mais é do que a sacarose na forma sólida, é rico em carboidratos. Como as formigas necessitam de muita energia para se locomoverem o dia todo atrás de alimento e suprir as necessidades de todo o formigueiro, nada mais apropriado do que consumirem bastante açúcar a fim de garantir um nível energético satisfatório para suas necessidades físicas. 
A quantidade de calorias presente em algumas míseras gramas de açúcar já fornece energia suficiente para a sobrevivência da espécie. Cada grama de sacarose fornece 4 Kcal. 

Os adoçantes, por sua vez, contêm sacarina em vez de sacarose, substância que não é metabolizada pelo organismo de formigas. Portanto, a sacarose não produz nenhuma energia para elas, daí a explicação porque o adoçante não desaparece quando colocado perto das formigas.

Raquel Zacarias

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s