Açúcar Invertido, o que é isso?

Diante das novidades da Indústria alimentícia vemos-nos tentados a ingerir cada vez mais guloseimas como caramelos, pastilhas, bombons, etc.

Mas nunca se perguntaram como é possível, ao saborear um daqueles bombons com recheio a caramelo, doce de leite ou chocolate, eles tenham aquela consistência cremosa mesmo passados dias e até meses da data de fabricação do produto? Esta propriedade dos doces comercializados explica-se pela isomeria da molécula de sacarose usada no processo, vejamos: 

O açúcar comum, conhecido como sacarose, quando aquecido na presença de água passa por um processo chamado hidrólise: a sacarose quebra-se em dois açúcares que formam a molécula (glicose e frutose). Quando esta reação ocorre com a adição de um ácido, surge uma espécie de xarope que foi batizado de açúcar invertido. 

A palavra “invertido” provém de uma característica física da sacarose, pois ela é capaz de inverter o plano da luz polarizada quando submetida à análise no aparelho polarímetro (aparelho óptico que permite identificar isómeros). 
A molécula de açúcar comum gira a luz polarizada para a direita e classifica-se como dextrógira, já o açúcar invertido tem a luz incidente desviada para a esquerda, portanto é levógiro

E é isto que permite aquele recheio cremoso às nossas goluseimas!

Raquel Zacarias

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s