As saladas e a “incontornável” osmose

As saladas são em muitos aspetos bastante benéficas na nossa dieta alimentar, devido à composição dos seus vegetais que contém diversos constituintes como diversas vitaminas. Normalmente quando comemos saladas temperamos as mesmas com vinagre,azeite e um pouco de sal

Passado algum tempo, se deixarmos a salada temperada intacta verificamos que esta começa a ficar murcha. Isto acontece devido ao vinagre, conhecido no mundo da química como ácido acético.

Imagem

Este ácido é obtido por oxidação de líquidos que contém álcool e oxigénio, ou por adição de água ao acetileno induzindo uma reação catabólica e posterior oxidação do acetaldeído. O ácido acético é bastante utilizado na indústria química e está contido em inúmeros produtos de origem animal e vegetal.

As saladas murcham devido à osmose que ocorre nas suas folhas. Na osmose ocorre a passagem da água da solução mais diluída para a mais concentrada.

Imagem

Desta forma, a água irá ser transportada das células vegetais da salada (meio menos concentrado, meio hipotónico) para a solução de vinagre (mais concentrada, meio hipertónico).

Imagem

O contrário também poderá acontecer, se colocarmos a alface na água, ocorrerá passagem da água do meio externo para dentro das células vegetais, com isso a alface ficará mais consistente.

Este é um processo que ocorre com enorme regularidade no nosso dia-a-dia, quer nas saladas como na conservação de carne. Um processo químico com grande importância na nossa indústria alimentar.

Miguel Duarte

 

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s