Tratamentos Radioativos

 

No contexto de conversas sobre problemas na tiroide, nomeadamente no tratamento de tumores localizados nesta glândula, foi-me referida a aplicação de um tratamento com Iodo Radioativo. Isto soa logo a química, por isso decidi investigar:

As células foliculares da tiroide têm como função a síntese das hormonas T4 e T3, que têm iodo na sua composição. Estas células têm, por isso, uma característica invulgar entre as células do nosso organismo: captam e armazenarem no seu interior o iodo dissolvido no sangue.

A administração de iodo radioativo (Iodo-131) constitui uma forma de radioterapia que atinge seletivamente os tumores malignos derivados das células foliculares não atacando os tecidos não afetados pela doença

Os doentes que são internados para realização destes tratamentos ficam alojados em quartos com algumas especificidades: as suas paredes são “impermeáveis” à radiação e o sistema de esgotos termina num tanque especial onde a urina e as fezes, ricas em iodo-131, são armazenadas até perderem a radioatividade e poderem ser lançadas com segurança na rede pública.

O tratamento com iodo radioativo é muito seguro e bem tolerado pela generalidade das pessoas, sendo que os sintomas referidos com maior frequência são a alteração do paladar, náuseas, dor ou inchaço do pescoço e inflamação das glândulas salivares. No entanto, quando estes efeitos surgem, são geralmente ligeiros.  Recomenda-se a ingestão abundante de água durante o internamento, com o objetivo de acelerar a eliminação do iodo radioativo.

Após a alta é quase sempre necessário manter alguns cuidados que visam a diminuição da exposição da comunidade à radiação, nomeadamente a não permanência a menos de 1,5 metros de outros indivíduos por períodos iguais ou superiores a uma hora.

 

Carolina Duarte 12ºCT-B

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s