Café, uma “bomba” química

Café, uma bomba química

Quando bebemos café e queremos permanecer acordados, pensamos, relativamente à sua composição apenas na cafeína. No entanto, o café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeína tendo muitas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano.

Imagem
     
O grão de café (café verde) possui além de uma grande variedade de minerais como potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), manganês (Mn), rubídio (Rb), zinco (Zn), Cobre (Cu), estrôncio (Sr), cromo (Cr), vanádio (V), bário (Ba), níquel (Ni), cobalto (Co), chumbo (Pb), molibdênio (Mo), titânio (Ti) e cádmio (Cd); aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina,metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres, açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos. Adicionalmente o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3 , PP ou “Pelagra Preventing” do inglês) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10%, isto é, 3 a 5 vezes mais que a cafeína. Muitos destes compostos são transformados durante a torrefação dos grãos. Alguns são na verdade completamente destruídos.

Efeito da Cafeína

Imagem

A cafeína é um estimulante natural encontrado em folhas, sementes e frutos. É a substância psicoativa mais amplamente utilizada na Terra. Cafeína é facilmente absorvida pelo estômago. É possível sentir o efeito uma hora após beber café.Com o tempo, o efeito diminui, dependendo da quantidade que foi ingerida.

Existem estudos que têm demonstrado que a cafeína pode afetar o sistema cardiovascular e nervoso. Também aumenta o metabolismo corporal e leva a efeitos diferentes no corpo, cérebro e coração.

Beber cafeína bloqueia a adenosina, uma substância química segregada pelo sistema nervoso que dá ao corpo um efeito calmante. Ao mesmo tempo, liberta adrenalina. Assim,  a frequência cardíaca aumenta rapidamente, os músculos contraem-se  e a glicose extra é libertada, aumentando a pressão arterial.A cafeína pode afetar até o córtex cerebral, mantendo a pessoa alerta e aumentando a intensidade da atividade mental no seu cérebro.

No entanto são apenas estudos, como muitos outros que garantem que o consumo de café pode ser muito benéfico ara o nosso organismo. Parece-me a mim que tudo depende da quantidade consumida, pois se for consumido com moderação os efeitos dos seus compostos podem ajudar-nos no nosso aproveitamento quando estamos a realizar algo. Parece-me também, que depois de perceber a variedade e quantidade de compostos e componentes químicos que se encontram no café, podemos dizer, literalmente, que bebemos química!!

 Miguel Duarte

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s