Gelo ou calor?

A RECUPERAÇÃO DE LESÕES DESPORTIVAS: GELO OU CALOR?

Já tive varias lesões e numas o fisioterapeuta do clube mandou me meter gelo noutra calor(na forma de calor húmido que explicarei mais a frente) e eu sempre me perguntei qual a diferença

As lesões são um problema constante com o qual os atletas se deparam. No entanto, não são uma realidade exclusiva dos atletas e podem acontecer com maior ou menor gravidade à população em geral.

As lesões agudas ocorrem, por exemplo, imediatamente após um traumatismo de lesão. Este terá sinais e sintomas precoces, onde a fase inflamatória aparece com sintomas inequívocos como: calor (energia metabólica irradiada), rubor (vasodilatação e aumento da vascularização); edema e/ou hematoma local (exsudado inflamatório e/ou hemorragia) e dor. O conjunto destes sintomas levam a uma limitação/incapacidade funcional que será tanto mais acentuada quanto maior for a gravidade e a extensão da lesão inicial. As lesões crónicas caracterizam-se pela manutenção de sinais e/ou sintomas por um período mínimo de 3 meses, sem que haja um alívio completo dos mesmos. Condicionam a actividade e podem sofrer períodos de agudização que desencadeiam uma resposta inflamatória impeditiva de qualquer tipo de treino.

GELO OU CALOR
O frio já era utilizado para tratar vários problemas médicos desde os Gregos e Romanos. No século XX realizaram-se muitos estudos para determinar qual o melhor método para o tratamento das lesões: frio ou calor. No fim do século as pesquisas centravam-se na procura de compreender porque é que as aplicações de frio eram benéficas e como e quando deveriam ser realizadas. As terapias usando o calor (termoterapia) e usando o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma lesão. Porém, são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de varias patologias. Cada uma das modalidades apresentam características próprias:

Gelo Calor
Diminuição da circulação Aumento da circulação
Diminuição do metabolismo Aumento do metabolismo
Diminuição da inflamação Aumento da inflamação
Diminuição da dor (anestesia) Diminuição da dor (analgesia)
Diminuição do espasmo muscular Diminuição do espasmo muscular

A terapia com gelo é o melhor tratamento imediado para lesões agudas porque reduz o inchaço e a dor. O gelo é um vasoconstritor e limita a hemorragia interna no local da ferida. Em caso de lesão aplique gelo várias vezes por dia, durante 48h.

Por sua vez, a terapia de calor é geralmente usada em lesões crónicas ou lesões que já não apresentam inflamação ou inchaço. Como o calor aumenta a circulação e a temperatura, não se deve aplicar calor em lesões agudas que apresentem sinais de inflamação.

No caso da terapia com calor podem fazer “calor húmido” que se baseia na aplicação de um saco de agua quem por cima de uma toalha húmida sobre a lesão

Tanto o calor como o frio não devem ser aplicados directamente no corpo. A forma mais correcta de aplicação será através da utilização de uma toalha entre a pele e as fontes de aquecimento/arrefecimento, de forma a prevenir queimaduras.

Por isso já sabem numa fase inicial de lesão podem optar por gelo ou calor dependendo da lesão mas nunca hesitem em falar com um medico ou fisioterapeuta para não agravar as lesões.

Filipe Silva 12º CTB

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s