A Química também é a preferida do Vilões!

Ontem não resisti a ficar sentada no sofá e ver o filme do Batman: O Cavaleiro das Trevas. Para quem já viu este filme, deve de conhecer com certeza o grande vilão da história, o Joker, que, pelo que percebi era um autêntico viciado em bombas e explosivos capazes de matar metade da população de Gotham. :O

Decidi então investigar um pouco acerca da química dos explosivos, e descobri que um dos principais componentes destes é o Nitrato de Amónio, (NH4)+(NO3). Este é um óxido inorgânico, que pode ser encontrado na forma de cor branca (estado puro) ou então em tons de cinza claro ou marrom (estado impuro). O Nitrato de Amónio possui em média 34% de nitrogénio na sua constituição. É um produto sólido e granulado e é também um composto inodoro, que, em solução aquosa, precipita-se misturando-se lentamente com a água. O Nitrato de Amónio pode ser formado através da reacção entre o sulfato de amónio e o nitrato de cálcio, de acordo com a reacção aqui apresentada:

(NH4)2SO4 + Ca(NO3)2}→ 2 NH4NO3+ CaSO4

Para além do seu uso em explosivos ser bastante eficiente este é também usado em herbicidas, fertilizantes, insecticidas e como oxidante em foguetes! Contudo apesar de toda esta potência no seu uso comum, o Nitrato de Amónio apresenta alguns riscos tanto à saúde humana como à saúde do planeta. A inalação deste composto pode causar irritação no canal respiratório, originado tosses, dores de garganta e dificuldade respiratória. O contacto com o composto pode ainda causar irritação na pele e nos olhos. E, quando exposto a altas temperaturas, pode ainda liberar amónia e gases nitrosos tóxicos capazes de provocar problemas respiratórios agudos! Já para não falar que, como este composto é muito solúvel em água, pode assim contaminar cursos de água como os mares, rios e lagoas, tornando estes locais impróprios para uso em qualquer finalidade necessária!

Deixo aqui a geometria molecular (que tanto temos falado nas aulas) do Nitrato de Amónio:

Este Joker sabia bem o que fazia hemm!? Grande personagem de facto, completamente louca mas muito perspicaz! Gostava apenas de acrescentar por mera curiosidade que o falecido actor que interpretou este terrível vilão, Heath Ledger, acabou por ganhar em 2009 o Óscar de melhor Ator Secundário no filme em que interpretou esta personagem fíctica! Foi bem merecido de facto! 😀

                                                                                Zahara Eltayari

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s