Dose Letal do Álcool

Então é o seguinte.. eu decidi investigar sobre a dose letal do álcool uma vez que a última aula foi dedicada a elaborar um esquema para deixar o Li completamente bêbado na viagem de finalista, o que irá coincidir com o seu aniversário. Exato, nada melhor do que uns copinhos de “aguinha”, não é verdade? Sim, segundo uma investigação feita pela nossa professora, que não exita em ajudar-nos nesta nossa espantosa missão, a designação de vodka provém do diminuitivo de água, e, como nós não queremos que nada falte ao nosso amigo Li nesta viagem, tencionamos hidratá-lo da melhor maneira possível;)

 Mas, vamos tentar ir com calma… 

Quando ingerimos mais álcool do que o nosso corpo consegue metabolizar, corremos o risco de morrer por uma paragem respiratória ou acabar perdendo a consciência e nos afogarmos no próprio vômito.

Com a preocupação de não sermos acusados pela “morte de ninguém”, decidimos investigar a dose letal das bebidas alcoólicas..

“Para um homem adulto com peso de 70 quilos, são necessários 720 ml de bebida destilada [40% de álcool], ingeridos em aproximadamente uma hora”, ou seja, uma média de 16 e 20 latas de cerveja ao mesmo tempo. 

Mas pessoal, para quem não sabe, o Li é um rapaz que se costumar beber em tamanhas quantidades como o que costuma comer, acho que será necessário reforçar a quantidade de álcool que lhe estará destinada.

A quantidade de comida no estômago, a proporção de gordura corporal e a sensibilidade genética ao álcool são fatores que podem determinar a sorte do “bêbado”. Seja como for, os cientistas advertem: metade das pessoas não consegue resistir a toda essa bebida se ingerida num curto espaço de tempo.

Estima-se que a dose capaz de matar é atingida quando a concentração de álcool na circulação chega a 0,4 grama por 100 ml de sangue (ou 0,4%).

Então, fazendo as contas: uma lata de cerveja com o estômago vazio corresponde a 0,02 grama. Para chegar a 0,4, basta beber cerca de 20 “latinhas”. Mas se estas forem bebidas em menos de uma hora o risco de “bater as botas” é de 50%. Embora haja registros de pessoas que suportaram concentrações de álcool no sangue de até 1 grama ou mais.

Não te preocupe, vamos zelar por ti, Li:)

Raquel Zacarias

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s