Viva ao “Rímel” e à Química!

dvfjwelsdxhrgnm,

Nós raparigas que nos adoramos maquilhar em certas ocasiões, costumamos de usar principalmente um batom ou uma rímel para definir as nossas pestanas, contudo não sei se sabem mas o termo correto para este produto não é “rímel” mas sim “máscara”. Mas afinal porque dizemos rímel?

Pois bem, este nome deve-se a Eugène Rimmel, um perfumista francês que criou e inventou este cosmético. Mais tarde foi então lançada a máscara na marca de que Rimmel e o seu pai fundaram intitulada por “House of Rimmel”. Na altura esta máscara tornou-se muito popular e revolucionou em muito a indústria cosmética. Mais tarde, uma máscara mias moderna foi então criada e renovada pelo químico T.L Williams. Esta máscara foi assim feita misturando vaselina (parafina líquida, solúvel no éter e no clorofórmio) com pó de carvão. Contudo, hoje em dia com a ajuda da química, as propriedades das máscaras têm vindo a ser renovadas e melhoradas, pois são utlizados diversos componentes essenciais à função deste cosmético tão especial! Muitas máscaras contêm a cor negra do carbono (C), para dar uma pigmentação negra à pestana, contudo o azul ultramarino é também muito utilizado para fabricar máscaras de cor azuis, assim como o óxido de ferro (FeO) é  para os de cor marrom. Para além disto, existem óleos que fornecem a lubrificação do rímel. Eles podem consistir de óleo mineral, óleo de linhaça, óleo de rícino ou lanolina. A maioria dos chamados “rímeis” contêm também guanina (encontrada no ácido nucleicos como as moléculas de DNA ou RNA) para fornecer brilho. Para além de todas estas características espantosas, as máscaras também contêm ceras, para unir a fórmula e aderir melhor às pestanas e ter um efeito prolongado.

É tão engraçado saber como a química entra em tudo o que utilizamos no nosso dia a dia não é!? É incrível como uma simples palavra pode significar e mudar tanta coisa nas nossas vidas! 😀 Viva ao “Rímel” e à Química!

                                                                                    Zahara Eltayari

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s