Micro-ondas, uma revolução na cozinha!

 

6159microwave_oven

Antes de existir micro-ondas, aliás, forno de micro-ondas para ser mais preciso, a cozinha para nós adolescentes, era de certeza muito mais difícil…Afinal, quem nunca preparou uma refeição apenas aquecendo alguma coisa no micro-ondas? Aposto que a maior parte de voçês já o fez!

O nome deste tipo de forno vem exatamente do processo utilizado para aquecer a comida: as micro-ondas, que excitam as moléculas de água dos nossos alimentos e os fazem aquecer.

História: A ideia de usar micro-ondas para cozinhar alimentos foi descoberta por Percy Spencer que trabalhava na empresa Raytheon, onde fabricava válvulas termoiónicas (magnetrões) para aparelhos de radar. Um dia estava a trabalhas num aparelho de radar ativo quando observou uma sensação repentina e estranha, e viu que uma barra de chocolate que tinha no seu bolso tinha derretido.O primeiro alimento a ser cozido deliberadamente com micro-ondas foi a pipoca e o segundo um ovo, que cozinhou de dentro para fora e explodiu devido à pressão.

Funcionamento: Um campo elétrico contínuo é aplicado entre o ânodo e o cátodo. Este campo tem uma tensão de ordem de vários kV (cerca de 4000 V), para um espaço de ação de alguns milímetros. Os eletrões no cátodo são acelerados pelo campo elétrico contínuo. Na ausência de ímans, os eletrões iriam diretamente na direção do ânodo. No entanto, graças ao campo magnético criado pelos dois ímans existentes, obtém-se um movimento circular em torno do cátodo.O campo magnético cria, com a nuvem eletrónica, uma força que serve para acelerar as ondas.

H2O, a molécula fundamental:

A molécula de água não é a única a vibrar na presença de micro-ondas, há também os açúcares e as gorduras. Mas o que faz com que a molécula de água seja a única a desempenhar um papel na liberação de calor é a sua dimensão: é a única que é bipolar e que pode girar graças à sua pequena dimensão.

A molécula de água, H2O, é bipolar, o que significa que o átomo de oxigénio tem maior eletronegatividade que o hidrogénio.

Quando sujeita a uma radiação, a molécula de água absorve a energia das ondas eletromagnéticas, sendo que esta absorção se traduz na rotação da molécula de água.

As moléculas de água de um alimento em estado normal estão em desordem: não respeitam nenhuma ordem de orientação específica. Mas quando sujeitas a um campo elétrico contínuo os pólos negativos das moléculas de água têm tendência a orientar-se em direção a este último.

Quando sujeitas às micro-ondas, as moléculas de água do alimento orientam-se em direção do campo elétrico que compõe estas ondas. Este campo, ao ser alternado, faz com que os pólos orientem-se sucessivamente num sentido e seguidamente no outro, o que resulta em várias mudanças de orientação (cerca de 2 450 000 000 vezes num segundo!).As fricções entre as moléculas de água criadas por este grande número de rotações libertam calor. Após esta liberação de calor, este se transmite às diferentes camadas do alimento por indução e reaquecimento assim a uma parte do alimento.

Curiosidades:

A quantidade de água não repartida da mesma maneira no alimento faz com que certas partes do alimento fiquem mais ou menos quentes que outras. Mas quando há liberação de calor das moléculas de água, estas têm tendência a passar do estado líquido ao estado gasoso, fazendo com que o volume de vaporde água produzido não possa necessariamente ser contido no alimento, e é por isso que certos alimentos explodem.

Bem, entretanto deu-me a fome, portanto vou aquecer qualquer coisa no meu micro-ondas! Adeus!

João Rodrigues, nº9, 12ºCTB

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s