Laranja? Hum…. a CASCA da laranja!

Bem..há pouco tempo discuti sobre laranjas o.o verdade, laranjas e, como tal decidi pedir ajuda ao meu fiel amigo Google.

Vocês devem estar a pensar o que há para saber mais sobre as laranjas. São docinhas, têm uma cor fixe e tal, mas a minha discussão gerou em torno de uma pequena questão: será que a parte branca da laranja é prejudicial ou benéfica? Pois bem, mais uma vez a química surpreendeu-me. Ao que parece faz bem…mas, amigos, não é só a casca da laranja, a do limão também, assim como a da manga, e, desconfio que a dos restantes frutos também fará, nem que seja para fazer um suminho no Verão ou aquilo que quiserem fazer o.o

Portanto…Laranja, não era?

Pois bem… a casca desta “menina” ajuda em 5 coisas muito importantes.

Prontos para a primeira?

          Ajuda na Digestão

A casca da laranja tem mais fitonutrientes e flavonoides que a polpa, dotando-a de propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na digestão e aliviam problemas gastrointestinais, como na azia amigos, ah pois é, a partir de agora quando o pessoal estiver aziado toca a comer casca de laranja em vez de tomar “renni”. ahahah

          Em segundo lugar, 

          A Infecção

A casca de laranja é rica em vitaminas A e C, ambas antioxidantes naturais que aumentam a saúde geral e do sistema imunológico, auxiliando no cambate à infecções, resfriados e gripes. Mais uma razão para começar a comer a casquinha, ainda por cima agora, que é a altura das gripes.

 

Querem mais uma boa razão?

Redução de colesterol

A casca de laranja contém hesperidina, um flavonoide, além de flavonas polimetoxiladas e pectina, os quais auxiliam na redução dos níveis de colesterol e LDL.

 

Ainda não estão convencidos? Bem… vamos ao quarto benefício então!

Cancro 

O flavonoide hesperidina, encontrado na casca da laranja, tem propriedades anti-inflamatórias que, quando ingeridas, podem curar alguns tipos de câncer de mama e inibir a perda de medula óssea.

E, esta casca que costuma ir para o caixote de lixo é dinheiro desperdiçado, pois…..A casca de laranja também contém d-limoneno, que protege dos raios ultravioleta, funcionando como um eficaz protetor solar natural e prevenindo o cancro de pele quando esfregado diretamente ou adicionado a óleos e loções. 

 

Prontos para o último?

Repelentes, produtos de limpeza e desodorizadores

A casca da laranja pode ser usada para repelir formigas, e outros insetos. O óleo da casca para além de ser um excelente repelente de insetos quando aplicado na pele, também serve para afastar os gatos. Além disso, suas propriedade ácidas fazem delas um ótimo produto de limpeza e desodorizador. Pode ser usada em sabões, pastas de dentes e outros produtos de higiene pessoal, assim como em produtos de limpeza e desodorizadores para a casa.

 

Digam lá que não ficaram convencidos?;)

Raquel Zacarias

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s