Quimica com os dentes

 Image

Como o sorriso é das primeiras impressões mais importantes de uma pessoa, essa tem que ter o cuidado de o tratar, utilizando a pasta dentífrica. Ontem numa das minhas lavagens perguntei-me qual a diferença entre cada uma, e quais os diferentes ingredientes das pastas:

Qual a diferença entre pasta dental anticárie, antitártaro e antiplaca?

A anticárie contém flúor, e a antitártaro contém em, acréscimo, substâncias que reduzem a formação de tártaro. Deve-se esclarecer que os dentifrícios antitártaro não removem cálculo dental mecanicamente, o que deve ser feito pelo dentista ou pessoal auxiliar; o dentifrício interfere apenas em sua fôrmação. As pastas antiplaca contêm substâncias antimicrobianas.

 Quais os tipos de flúor e qual a sua concentração na pasta?

A adição de uma ou outra forma de flúor na pasta (as mais comuns são o NaF e o MFP) varia de acordo com o tipo de abrasivo que esta contém. Não se recomenda o uso de cremes dentais com concentração de flúor abaixo de 1000 ppm, pois a sua eficiência ainda não está comprovada (1000- 1100 ppm são o ideal). Já os que apresentam mais de 1100 ppm de flúor garantem que, mesmo havendo uma certa inativação do flúor (em casos de produtos cuja validade está vencida), uma quantidade significativa para o controle da cárie será mantida.

 Qual a função do bicarbonato de sódio?

Por ser o bicarbonato de sódio uma substância alcalinizante e tamponante, hipoteticamente ele poderia neutralizar os ácidos produzidos na placa dental quando da exposição a açúcar.

 Principais ingredientes segundo a “aquafresh”

 Abrasivos – utilizados para remover manchas e placa bacteriana assim como para polir os dentes. Os abrasivos comuns incluem a sílica e o carbonato de cálcio.  

 Bicarbonato de sódio – utilizado para ajudar a alterar o pH da placa bacteriana e, possivelmente, a atividade das bactérias que podem provocar as cáries dentárias. 

Flúor – fortalece os dentes contra as cáries. 
Encontra-se nas pastas dentífricas na forma de fluoreto de sódio, monofluorfosfato de sódio e fluoreto de estanho.

Tripolifosfato de sódio (TPS) – utilizado em pastas branqueadoras para remover manchas na superfície e prevenir a formação de novas manchas. Também utilizado em pastas anti-tártaro para impedir que o tártaro se forme novamente acima da linha da gengiva com escovagem regular.

Sais de Zinco – Utilizados para inibir reações enzimáticas bacterianas, incluindo a a transformação de açúcar em placa ácida. Também eficaz contra o mau hálito ao converter os compostos sulfúricos nocivos em substâncias não voláteis.

 

Pedro Pardal

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s