Ui, não me borrem o batom!

Um assunto que interessa as mulheres, uma embalagem pequena com “alguma coisa” que proporciona cor e volume aos lábios. Todas as mulheres usam ou já usaram batom pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Qual será a composição de um batom?

Image

O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. A rainha egípcia Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, prova que lábios femininos eram pintados pelas mulheres dos faraós. Os primeiros pigmentos eram vermelhos, de óxido de ferro, e foram encontrados em túmulos egípicios por volta de 5000 anos A.C. Os pigmentos (em forma de pó) da antiguidade eram:

  • FeO (óxido de ferro II) cor laranja
  • Fe2O3: (óxido de Ferro III) cor avermelhada
  • Fe3O4:(óxido de Ferro IV) cor mais escura, preto.

A partir de 1921 o batom ganhou o formato atual e começou a ser vendido em Paris. Desde então e com o avanço da química e da indústria cosmética o produto desenvolveu-se e hoje atinge todos os públicos. A composição dos batons varia de empresa para empresa, mas ainda têm ingredientes em comum: cera, óleos, pigmentos, fragrância, álcool, conservantes e antioxidantes.

Outra forma de batom muito usada entre as mulheres é o gloss e o brilho labial, sendo que estes apresentam uma composição diferente: o ingrediente vital na fórmula é a Vitamina E (Acetato de tocoferol), que evita a formação de radicais-livres e a rancificação da gordura natural da pele. A seguir entram os filtros solares e as manteigas e óleos vegetais, também importantes, já que as bases usam polímeros minerais altamente lubrificantes e emolientes.

Sabendo que os batons são rigorosamente produzidos e testados, escolhe a forma e a cor que mais te agrada.

Sara Mendes, 12ºCTB

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s