A Química da escrita invisivel

A tinta invisível foi muito utilizada na 1ºe 2º guerra mundial quando soldados queriam passar mensagens sem que, caso a mensagem fosse interceptada, o inimigo conseguisse ler.

existem vários tipos de tinta invisível:

Tintas comestíveis

As tintas invisíveis podem ser feitas de várias substâncias comestíveis, que geralmente podem ser reveladas com o uso de calor. O papel usado deve ser fibroso para que a tinta seja absorvida, logo um papel brilhante não irá absorver a tinta correctamente. O suco de limão, suco de cebola, Coca-cola e mel estão entre as substâncias que podem ser usadas. Os líquidos escuros como a Coca-cola precisam ser diluídos em água, para que a cor não apareça no papel. Depois da mensagem ser gravada, aqueça o papel com um secador de cabelo, ou com um ferro de engomar para fazer com que os açúcares no líquido fiquem castanhos e as letras se tornem visíveis.

 

Tintas químicas

Algumas tintas invisíveis podem ser feitas com produtos químicos que reagem com outro. Um líquido incolor é usado para escrever no papel, e geralmente com uma pena, pincel pequeno ou cotonete é melhor para a acção. Uma segunda substância química é passada no papel, que irá reagir com o primeiro quimicamente mudando a cor para revelar o que está escrito. Um exemplo de substância química é o uso do oxalato de cério, como a tinta, e o sulfato de manganês, que produzirá a escrita laranja.

 

Tintas de luz UV

Algumas tintas invisíveis só podem ser vistas utilizando luz ultravioleta. Certos líquidos poderão parecer claros à luz do dia, mas quando colocados sob a luz ultravioleta,eles brilham. Uma solução de amido pode ser pintada num pedaço de papel fibroso e, depois de secar, fica completamente invisível. Passar uma luz UV no papel fará com que as letras brilhem e fique visível. Outro líquido menos “simpático” que brilha sob a luz ultravioleta é a urina.

Por isso já sabem se quiserem passar mensagens sem que as outras pessoas as consigam ler usem um destes tipos de tinta ou simplesmente mandem um sms 😛

Filipe Silva 12º CTB

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s