Tecidos Hidrofóbicos

Boa tarde! No outro dia estava a vasculhar no You Tube e encontrei um vídeo engraçado, que decidi aprofundar um pouco (o vídeo está no final do post!). O tema deste vídeo era as substâncias hidrofóbicas e a reação de um liquído quando entra em contacto com essas mesmas substâncias.

Relembrando um pouco aquilo que um dia já aprendemos quando estudámos a membrana celular, em Biologia:

as interações hidrofóbicas (em latim, a palavra
“hidro” significa água e “fóbico” significa aversão) são um tipo de interação molecular, onde compostos apolares sofrem consequências das ações dinâmicas dos compostos polares. Isto significa que os compostos polares (hidrofílicos, que interagem com água) interagem entre si, e como os apolares não tem qualquer tipo de interação, são forçados a ficar numa condição que “atrapalhe menos” a interação dos compostos polares.

Os compostos hidrofóbicos tem aversão à água, ou seja, não permitem a junção de moléculas lipídicas entre si. Compostos hidrofílicos tem afinidade com a água, o que permite a junção com essa mesma molécula.. Exemplos de compostos polares e apolares:

polares: água;

apolares: compostos orgânicos em geral, como os óleos.

O “efeito de lótus” refere-se a um tipo específico de repelência muito elevada à água que podemos encontrar na Natureza, a folha de lótus. Esta folha é bastante hidrofóbica e por isso dizemos que este tecido imita o efeito de lótus.

Aqui deixo o vídeo que vi no Youtube, como um exemplo desses tecidos:

João Rodrigues, nº9, 12ºCTB

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s