Porque é que as chamas apresentam cores diferentes?

Image

 

Quando utilizamos o fogão das nossas cozinhas para cozinhar algum alimento em casa, podemos observar que a chama resultante da combustão do gás é normalmente azul. Mas, na maioria das reações de combustão, como por exemplo nas velas, a chama já é amarela.

Daí surge a pergunta, se o fogo é sempre resultado de uma reação de combustão, porque é que as chamas têm cores diferentes?

Uma reação de combustão ocorre quando um combustível, um material oxidável, é consumido por um comburente, um material gasoso que contem oxigénio, e origina energia térmica.

As reações de combustão podem ocorrer de forma completa ou incompleta. Se houver oxigénio suficiente para consumir o combustível, a reação será completa e produzirá gás carbónico e água. Caso contrário, a combustão será parcialmente incompleta, originando monóxido de carbono e água ou carbono e água.

Em ambos os casos, o comburente é o oxigénio que está presente no ar. No entanto, os combustíveis são diferentes.
O gás de cozinha é na realidade gás liquefeito de petróleo (GLP), que é uma mistura de hidrocarbonetos, sendo que o principal combustível é o butano. Assim, o gás de cozinha é constituído por moléculas de alcanos que possuem apenas três ou quatro átomos de carbono, o que leva a que seja necessário pouco oxigénio para que ocorra a combustão de modo completo. 

No caso da vela, a parafina é o combustível da reação, sendo que esta é constituída por uma mistura de alcanos com átomos de carbono, que variam entre os 20 e os 36. Devido ao número de átomos de carbono ser maior, irá também precisar-se de mais oxigénio para que a reação ocorra de modo completo.
No entanto, no ar não há oxigénio suficiente para realizar essa combustão completa, ocorrendo assim uma combustão incompleta.

As reações incompletas produzem menor energia que as combustões completas.
Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, é resultado de uma combustão incompleta, logo apresenta menor energia. O caso da chama azul, que é o resultado de uma combustão completa, apresenta então maior energia.

Ana Catarina Gonçalves, CT-B

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s