Os condicionadores de cabelo

Image

 

Quando lavamos a cabeça e aplicamos condicionador o nosso cabelo fica mais fácil de pentear, e no caso de aplicarmos apenas champô, este fica um caos, todo embaraçado. E porque é que isto acontece?

Os condicionadores normalmente apresentam na sua composição tensioativos catiónicos que diminuem a repulsão dos fios de cabelo carregados com cargas negativas.
Os tensioativos, também chamados de surfactantes, são substâncias que diminuem a tensão superficial da água.

Os champôs por sua vez são também tensioativos, mas do tipo aniônico. Assim, quando uma pessoa utiliza um champô, o seu cabelo fica eletrostaticamente carregado. Os fios ficam carregados com iões negativos e embaraçam-se uns nos outros, adquirindo assim aquele aspeto áspero.

Por isso, é assim necessário aplicar um condicionador depois de lavar o cabelo com champô.
Por apresentar cargas positivas, o condicionador neutraliza as cargas negativas depositadas no cabelo pelo champô, diminuindo a repulsão entre os fios de cabelo. 

Os iões carregados positivamente aderem aos fios, formando uma camada uniforme que tem uma forte atração pela água. É por isto que os fios de cabelo ficam mais húmidos, reduzindo a fricção destes, tornando-os mais fáceis de pentear. 
Os tensioativos catiônicos possuem também uma grande afinidade com a queratina dos fios de cabelo, tornando-os mais macios e brilhantes.

Ana Catarina Gonçalves, CT-B

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s