De que é feito um batom?

  Todas as mulheres, eventualmente, usaram ou acabarão por usar batom. É um cosmético bastante usado, pois deixa-nos mais elegantes. Contudo é preciso muita coisa para que se faça um batom dos muitos que nós vemos. Essencialmente um batom é constituído por cera, petróleo, pigmentos e corantes, fragâncias, álcool, conservantes e antioxidantes e o que se chama pearl essence.

  Mas do que será realmente feito ao pormenor?

  Ora um batom é constituído por ozocerite, uma cera mineral, quase que como parafina, que actua como controlador da viscosidade. É constituído também por óleo de coco fraccionado, que é ácidos gordos de óleo de coco de fórmula química C21H40O5 responsável pelo condicionador da pele. São usados óxidos de ferro Fe3O4, produtos químicos inorgânicos, como corante. Outro composto inorgânico utilizado nos batons é o dióxido de titânio TiO2, também serve como corante e um absorvente da luz UV. Já os componentes de caracter conservante e antioxidante, são usados propilparabeno, de fórmula química C10H12O3 que serve como perfumante, bem como Butylated hydroxytoluene ou BHT, de fórmula química de C15H24O, que serve como perfumante e antioxidante. Finalmente tem-se o peral essence. Apesar de parecer estranho, não passa um produto feito a partir das escamas do peixe que dá um acabamento cintilante quando o batom é colocado.

  Mesmo tendo alguns compostos estranhos, o batom não deixa de ser um dos cosméticos mais usados na maquilhagem, e verdade seja dita duvido que irá deixar de ser. 

 

Andreia Cabral 12ºCT-B

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s