A magia nos pirilampos ^-^

Image

Aiiii os pirilampos, são tãooo fofinhos não é? Como é que eles conseguem emitir aquela luz… tão única.. tão mágica…?

Pois bem, os pirilampos (também conhecidos por vaga-lume ou caga-lume) são organismos bioluminescentes, ou seja, são seres vivos capazes de emitir luz, a partir de uma reação química. O seu aparelho luminoso está situado na extremidade do abdómen e a luz que vemos é produzida devido a uma substância chamada luciferina, que ao combinar-se com o oxigénio na presença de uma enzima, a luciferase, fica oxidada e emite luz..

Mas esta reação não é exclusiva dos pirilampos, acontece também noutros seres vivos bioluminescentes, como insetos, algumas aranhas, anelídeos, moluscos, ou até em certos cogumelos, nalguns microrganismos e em muitos animais marinhos.

É uma luz fria, pois, na sua produção, não há praticamente perdas de calor. Somente emitida no espetro visível cujo comprimento de onda varia com a espécie..

O mais curioso é que 90% da sua energia é convertida em luz visível. Comparativamente, com as lâmpadas incandescentes que só 10% da energia é transformada em luz.

Para cada espécie há um sinal luminoso característico da intensidade, ritmo e duração. A emissão de luz pode ter várias funções: caça, defesa, proteção e comunicação. Nos pirilampos a luz é emitida para defesa contra os predadores ou como sinal de perturbação e também é emitida pelas fêmeas adultas e em algumas espécies pelos machos durante a cerimónia de acasalamento. A fêmea faz um pulsar de luz, próprio da sua  espécie, ao qual o macho responde aproximando-se e cheirando-a. Esta deixa de luzir após ter acasalado, pelo que são as fêmeas com menos sucesso as que cintilam mais! ahahahahahaha (porque será?)

 Há espécies que comunicam ao crepúsculo, outras durante o escuro da noite. Nem todos os pirilampos têm aquela luzinha mágica, pois há espécies que não emitem luz visto visto que acasalam durante o dia.

Quem diria que uns bichinhos tão pequeninos tinham tanto para dizer, com um pouco de química à mistura…  esta leva à produção de luz que, por sua vez, leva à química do amor ❤

Mais uma prova de que a química é FUN-DA-MEN-TAL na vida de cada ser vivo e na união dos seres 🙂

Ariana Oliveira

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s