A Quimica nas Cãimbras

As cãimbras, que todos conhecemos, são contrações musculares  involuntárias que provocam grande dor. São mais frequentes durante exercícios intensos, principalmente em pessoas não habituadas a essa intensidade, mas também, durante a noite.

As cãimbras têm quatro razões principais: nível baixo de potássio, oxigenação deficientenível baixo de magnésio, ou baixos níveis de cálcio.

Estas contrações musculares ocorrem principalmente devido à acumulação de ácido lático no tecido muscular. Normalmente, a glicose é transformada em energia com a presença do oxigénio na respiração celular. No entanto, por vezes acontece essa reação ocorrer sem a existência de oxigénio. Nestas situações, forma-se o chamado ácido lático, que numa determinada quantidade irá provocar uma hiperexcitação neuromuscular, que causa a contração involuntária do músculo, criando as dolorosas cãimbras.

As cãimbras não têm propriamente um tratamento. A melhor forma de lidar com estas contrações musculares involuntárias é através da prevenção. Apesar de em cada tipo de cãimbra haver determinadas ações a serem feitas, há um conjunto de atos que devem ser seguidos regularmente. Assim, antes e depois de um exercício físico intenso, deverão ser feitos vários alongamentos, principalmente nos músculos que irão ser mais trabalhados, e deve ser mantida a hidratação.

Contra todas as espectativas, o Suco de Picles tornou-se um favorito entre os desportistas devido aos seus elevados níveis de Sódio e eletrólitos que ajudam a reduzir as cãimbras em atletas, seja numa corrida de bicicleta, num jogo de futebol, ou qualquer outro tipo de desporto que praticado. O suco de picles é reconhecido cada vez mais como uma bebida que lhe dará mais eletrólitos do que a mais popular de todas as bebidas energéticas

Na verdade, é 30 vezes  melhor que o PowerAde e 15 vezes que o GatorAde. Prevenir a desidratação é um fator importante em qualquer desporto e foi descoberto que o este suco, ao disponibilizar boas doses de sal, juntamente com Ácido Acético, é muito melhor do que as bebidas isotónicas que contêm Ácido Cítrico.

Se sofres constantemente com cãimbras, já sabes, nunca atires fora a água dos picles!

 

 

Carolina Duarte

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s