A Química das Ttuagens: Tintas removíveis

Image

As tatuagens são uma forma de afirmação individual e a sua popularidade tem crescido recentemente, apesar de já serem conhecidas há mais de 5 mil anos.

As tatuagens têm evoluído com tempo e começam agora a dar um grande passo, um passo decisivo de mudança, isto graças ao desenvolvimento da química. A descoberta das novas tintas removíveis permite que as famosas tatuagens percam a sua característica mais marcante, deixando, então, de ser um compromisso para toda a vida.

As tintas para tatuagens defenitivas são normalmente obtidas por suspensão de um corante num líquido apropriado. Estes compostos são estáveis sob a pele e a tatuagem é definitiva.

Mas com as novas tintas removíveis é possível que as tatuagens, que outrora eram prisioneiras do nosso corpo, adquiram uma filosofia completamente diferente. Estas tintas removíveis são baseadas em corantes que podem ser absorvidos e degradados pelo organismo. O corante absorvível  é envolvido numa cápsula transparente que garante a sua permanência na pele, isto, só enquanto o dono da tatuagem assim o desejar, pois a constituição da cápsula  protetora permite, que mais tarde, a tatuagem seja removida. Esta cápsula é feita de um material sensível à luz, que se decompõe quando irradiado com um laser apropriado.

Deste modo, quando o proprietário da tatuagem decide removê-la, só tem de usar um laser adequado para degradar as cápsulas protetoras, libertando assim, as moléculas de corante. Estas são depois absorvidas e metabolizadas pelo organismo e em algumas horas a tatuagem desaparece completamente e sem deixar marca!

Raquel Zacarias

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Curiosidades e Descobertas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s