Vamos brindar?

Espumante é nome genérico para todo vinho que passa por duas fermentações, produzindo etanol (CH3-CH2-OH) e dióxido de carbono(CO2).

A primeira fermentação é a alcoólica, reação química que transforma os açúcares da uva em álcool.
A segunda acontece quando são adicionados açúcares e leveduras, da qual resulta o dióxido de carbono, que se dissolve no líquido.

Esta bebida obedece à Lei de Henry (A solubilidade de um gás dissolvido  num líquido é proporcional à pressão parcial do gás acima do líquido), ou seja, numa garrafa fechada de champagne, o dióxido de carbono dissolvido no vinho está em equilíbrio com o gás entre a rolha e o líquido.
Ao abrir a garrafa o equilíbrio desfaz-se, a pressão do gás acima do líquido diminui e a concentração do dióxido de carbono na bebida também diminui, formando as tais bolhas.

Image

 

João Simões

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s