Cristais de alúmen

Antes de avançarmos para os cristais em si, temos de começar por saber o que é alúmen.
Ora, alúmen é o nome que designa todos os compostos com a forma empírica KAl(SO4)2•12H2O. Algumas vezes é encontrado na forma cristalina, no entanto, é vendido, mais usualmente, na forma de pó.
Pode ser encontrado na secção de condimentos de uma mercearia, por exemplo.
Existem vários tipos de alúmen: alúmen de potássio; alúmen de sódio; alúmen de amónio e outros.
Vamos agora começar pelo crescimento de um cristal de alúmen.
O que vais precisar:
• ½ De um copo de água quente da torneira
• Alúmen
• Linha de pesca de nylon
• Lápis, régua, ou faca
• 2 Frascos limpos
• Colher
• Filtro de café
O processo é o seguinte:
1. Derramar metade de uma chávena de água quente num frasco limpo;
2. Lentamente misturar e mexer alúmen, um pouco de cada vez, até parar de dissolver. Não adicionar toda a quantidade do produto, apenas o suficiente para saturar a água.
3. Cobrir o vidro com um filtro de café e permitir que o frasco fique sem sofrer alguma perturbação durante a noite.
4. No dia seguinte, verter a solução de alúmen a partir do primeiro frasco para o frasco limpo. Vais ver cristais de alúmen pequenos no fundo do frasco. Estes são cristais “semente” que vais usar para fazer crescer um cristal grande.
5. Amarrar uma linha de nylon de pesca em torno do cristal maior e mais bem moldado. Amarrar a outra extremidade a um objeto plano (por exemplo uma régua ou uma faca de manteiga). De seguida penduras o cristal “semente” ao objeto plano dentro do frasco, o suficiente para que ele fique coberto pelo líquido, mas de maneira a que não toque no fundo ou nas laterais do frasco. Pode levar algumas tentativas para obter o comprimento correto.
6. Quando for obtido o comprimento da corda correto, pendurar o cristal “semente” no frasco com a solução de sulfato de alumínio. Cubra-o com o filtro de café e crescerá um cristal.
7. Faz crescer o teu cristal até que estejas satisfeito com o resultado. Se tu vires cristais a começar a crescer nas laterais ou no fundo do frasco, retira com cuidado o cristal, despeja o líquido dentro do frasco limpo, e coloca o cristal no frasco novo. Outros cristais no frasco vão competir com o teu cristal pelo alúmen, por isso não vai ser capaz de crescer tanto se deixares esses cristais crescerem.
Dicas:
É possível utilizar linhas de costura ou outro fio em vez da linha de pesca de nylon, mas os cristais vão crescer ao longo do fio. Os cristais não aderem ao nylon, por isso, se ao usá-lo, podes obter maiores e melhores cristais.

Agora que já sabemos fazer cristais de alúmen, podemos dar mais um passo. Sabias que podes fazê-los brilhar no escuro? É através da adição de um ingrediente doméstico que tudo isto vai acontecer.
Vamos precisar de:
• Caneta marcadora fluorescente (podes optar por uma de várias cores para cristais brilhantes. Verifica, no entanto, que essa cor vai brilhar sob uma luz ultravioleta ou preto. Praticamente todos os marcadores amarelos brilham, como a maioria das outras cores. Muitas canetas azuis não vão brilhar).
• Alúmen
• Água
Como fazer crescer cristais brilhantes:
1. Cuidadosamente cortar o marcador e retirar a fita que contém a tinta. Aconselha-se o uso de luvas, pois a tinta pode sujar os dedos.
2. Verter 1/2 de uma chávena de água quente num recipiente limpo.
3. Espremer a tira de marcador na água para colori-la com a tinta fluorescente. Descartar a tira quando terminares.
4. Mexer lentamente à medida que se adiciona alúmen, um pouco de cada vez, até que ele pare de dissolver.
5. Cobrir o frasco com um filtro de café e deixar o frasco em repouso durante a noite.
6. No dia seguinte, já deves ver cristais de alúmen pequenos na parte inferior do recipiente. Se não vires cristais, aguarda mais tempo. Podes deixar que os cristais cresçam, no entanto, eles vão competir uns com os outros. Alternativamente, podes usar um destes cristais para fazê-lo crescer e assim transformar-se num grande cristal único.
Para fazer crescer um cristal brilhante e grande, basta seguir os passos 4, 5, 6 e 7 do tema dos cristais grandes de alúmen falado inicialmente.
Fazer o cristal brilhar
Quando estiveres satisfeito com o teu cristal, remove-o da solução e deixa-o secar. Basta apenas fazer brilhar uma luz negra (luz ultravioleta) no cristal para fazê-lo também brilhar. Dependendo da tinta que usaste, o cristal pode brilhar sob luz fluorescente ou luz solar.
Podes exibir o cristal ou guardá-lo. Para o limpar da poeira usa um pano, mas evita molhá-lo com água ou então vai-se dissolver parte do cristal. Cristais armazenados podem ser embrulhados em papel de forma a promover proteção adicional contra poeira e mudanças de temperatura e humidade.

David Guerreiro

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s