Cometas – origem da vida na Terra?

Já se perguntaram qual a origem da vida no planeta Terra?
Uma nova experiência que simulou as condições no espaço revela que a vida pode ter sido originada em pó interplanetário frio que veio parar à Terra.

Planeta Terra

Os químicos da Universidade de Califórnia, Berkeley, e a Universidade de Havaí, Manoa , mostraram que em condições cósmicas é viável serem criados péptidos que são compartilhados por todas as coisas vivas. A descoberta abre a porta à possibilidade destas moléculas terem sido trazidas para o nosso planeta através de um cometa ou talvez meteoritos, permitindo a formação de proteínas (polipéptidos), enzimas e até moléculas mais complexas, tal como os açúcares, que são necessárias para vida.

west

Cometa

Richard Mathies da Universidade de Berkeley afirma ainda o seu fascínio pela possibilidade dos “blocos bioquímicos” que deram origem à vida poderem ter tido origem extraterrestre.

Enquanto cientistas descobriram moléculas orgânicas básicas, tal como aminoácidos, em numerosos meteoritos que caíram na Terra, não encontraram estruturas moleculares mais complexas, requisitos para a biologia no nosso planeta. Limitaram-se então a supôr que estas estruturas tivessem sido originadas nos primeiros oceanos da Terra.

Num gabinete onde foi possibilitada a experiência, num ambiente de ultra alto vácuo, Seol Kim e Ralf Kaiser da equipa da universidade havaiana, simularam uma bola de neve fria no espaço que contém dióxido de carbono, amónio e vários hidrocarbonetos   tal como metano, etano e propano, a 10 graus acima de absoluto zero (10 Kelvin). Quando destruído com elétrões de alta energia de modo a simular raios cósmicos, assistiu-se à formação de compostos orgânicos complexos, especificamente aminoácidos com ligações péptídicas, essenciais à vida.

Etano

Etano

Metano

Metano

Propano

Propano

Em Berkeley, Mathies e Amanda Stockton analisaram os resíduos orgânicos por um instrumento que Mathies projetou para detecção sensível de moléculas pequenas no sistema solar. A análise revelou a presença de moléculas complexas — nove aminoácidos diferentes e pelo menos dois péptidos, capazes de proporcionar a evolução biológica na Terra.

– Luís Rei

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Química e os Astros. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s