Porque é que as cebolas te fazem chorar?

A menos que já tenhas cozinhado (eu ainda sou muito dependente dos cozinhados da minha mãe), provavelmente ainda não experimentaste cortar uma cebola e provavelmente nunca sentiste o resultado de fazer tal coisa. Quando a cortas, quebras as células, libertando o seu conteúdo. Sulfóxidos de aminoácidos produzem ácidos sulfónicos. Enzimas que eram mantidas separadas irão agora misturar-se com o ácido formado e darão origem a um composto volátil de enxofre que irá evaporar e eventualmente chegar aos teus olhos. Este gás reage com a água que encontras nas tuas lágrimas para formar pequenas quantidades de ácido sulfúrico. A queimadura irá estimular os teus olhos  libertar mais lágrimas para lavar a irritação.

Cozinhar a cebola não ativa a enzima, por isso, embora  o cheiro de cebola cozida seja forte, não faz arder os olhos. Além de usares óculos de segurança ou usares uma ventoinha, podes deixar de chorar se arrefeceres a cebola antes de a cortar (retarda as reações e as mudanças químicas dentro da cebola) ou ao cortar a cebola debaixo de água.

Os compostos que contêm enxofre também deixam um odor característico nos teus dedos. Podes ser capaz de eliminar ou reduzir algum do cheiro, se limpares os dedos com um sabão em aço inoxidáve.

– Luís Rei

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Química na comida. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s