A química do chocolate…

Para todos os amantes dos chocolate…

Associado à paixão e ao bem estar e, o chocolate é um alimento extremamente antigo. A sua utilização data do período pré-clássico. Significa ‘alimento dos deuses’, tendo por isso sido idolatrado por certos povos, como os astecas.

No entanto, poucos conhecem a forma como afecta o nosso corpo. Afinal, comer uma pequena dose por dia é bom ou é mau?

Image

 

A ligação do chocolate com o bem-estar existe, pois ao ingerir chocolate, uma série de substâncias que este alimento contém, como a feniletilamina e o triptofano são introduzidas no organismo. Além disso, há liberação de endorfina, que é um opióide produzido pelo próprio organismo.

O triptofano é captado pelos neurónios e é convertido em 5-hidroxitriptofano pela triptofano hidroxilase. Em seguida é descarboxilado, transformando-se em 5 hidroxitriptamina, ou 5-HT, mais conhecida como serotonina. Há estudos que comprovam a ligação da serotonina com o humor. Já foram, inclusive, realizadas experiências onde o triptofano foi usado no tratamento de depressão com o objetivo de aumentar a síntese de 5-HT.

Image
A ingestão de chocolate pode ainda aumentar os níveis de endorfina no cérebro. A endorfina está relacionada com o bom humor, sensação de bem-estar e euforia e também tem um efeito analgésico. Pertence à classe dos opiódes, e estes, em geral, têm relação de seus receptores com a proteína G inibindo a adenilato ciclase, reduzindo dessa forma a quantidade intracelular de cAMP.
Os cientistas sugerem que o chocolate contém substâncias farmacologicamente activas que produzem um efeito tipo marijuana no cérebro.

 Image

Com todos esses efeitos, os ditos chocólatras podem tentar justificar o seu vicío. Porém, os poucos estudos nessa área, revelam que ainda não há um consenso se o chocolate pode realmente viciar, pois é evidente que há uma alteração química no organismo, mas não necessariamente uma alteração que possa causar algum tipo de dependência. Não é de todo aconselhado um consumo excessivo de chocolate, já que poderá causar problemas como a obesidade.

Provavelmente, o melhor compromisso será comer com moderação… 

 

Catarina Pereira

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s