A QUÍMICA NO FUTEBOL!!

Quantos amantes do futebol (nos quais me incluo) conseguem “ver” a Química por detrás de um jogo de futebol? Imaginemos um jogador que, após ultrapassada toda a defesa contrária, se prepara para marcar um golo. Os adeptos, expectantes erguem-se e nesse momento o cérebro (hipotálamo) envia uma mensagem às glândulas supra-renais determinando a libertação de adrenalina na corrente sanguínea. A excitação fisiológica aumenta consideravelmente.

Quando o nosso jogador rematar, quem vai receber o pontapé é uma bola de futebol já não fabricada em couro mas, como no caso da famosa Jabulani, contendo uma mistura de termoplásticos e poliéster, com inúmeras vantagens sobre as antigas. As próprias botas de futebol são revestidas com poliésteres, poliuretanos , tornando-as mais leves, resistentes e duráveis.

Cena seguinte: o nosso jogador faz golo! Os adeptos ficam eufóricos, muitos pintaram os rostos com tinta contendo pigmentos inorgânicos da cor do seu clube, e muitos festejam lançando papel colorido ou usando fogo-de-artifício. O pobre guarda-redes vai buscar a bola ao fundo das redes, feitas actualmente em Nylon um polímero sintético muito resistente.

Parte dos espectadores estará feliz, outra parte nem tanto! Alguns enviaram mensagens por telemóvel aproveitando parte da tecnologia disponibilizada pela Química como os chips de silício dos processadores ou os plásticos dos cartões de memória. A Química, de facto, interfere na nossa qualidade de vida nos mais íntimos detalhes, até quando vivemos a paixão de um jogo de futebol.

 

-Miguel Coelho 

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s