Prémio Nobel da Química 2012

Foi entregue o prémio Nobel da Química 2012. Trata-se do reconhecimento do trabalho levado a cabo, durante décadas, pelos cientistas norte-americanos Robert Lefkowitz e Brian Kobilka sobre o funcionamento interno de uma importante família de recetores.

O nosso corpo é um sistema de interação entre biliões de células. Durante muito tempo permaneceu um mistério a forma como as células se apercebiam do ambiente que as envolvia. Os cientistas sabiam que hormonas, como a adrenalina, têm efeitos poderosos  – aumentam a pressão arterial e fazem o coração bater mais depressa – e suspeitavam que a superfície celular continha algum recetor para essas hormonas,  mas no que consistia e como funcionava permanecia obscuro. Após muita investigação descobriram que o gene que codifica  o recetor da adrenalina era semelhante  a um outro que existe no olho e que capta a luz. Perceberam então que há  toda uma família de recetores parecidos e que funcionam da mesma maneira. Hoje, são chamados de “recetores acoplados à proteína G” e estão associados, permitindo às células detetar  luz, sabor, odor, adrenalina, histamina, dopamina e serotonina, entre outros. Sabe-se também que metade dos medicamentos atinge o seu efeito através destes recetores e que estes permitem às células reconhecerem o que as rodeia e adaptarem-se a novas situações. Trata-se de mais uma obra-prima química e mais um grande avanço da ciência.

Luís Rei

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Curiosidades e Descobertas, Pessoas importantes da Quimica. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s