Apresento-vos… a Tabela Periódica!!!

Fazendo uma excepção à minha rubrica, venho agora falar um pouco acerca da organização da tabela periódica. Eu sei, já devia ter feito isto antes, ainda antes de iniciar a rubrica TP. Mas, como mais vale tarde que nunca, decidi escrever.

Então, na TP organizam-se 118 (!) elementos químicos e todo o formato da tabela está projectado para os agrupar em diversas “categorias”, consoante as propriedades químicas e físicas em comum.

Deste modo, a TP apresenta 18 grupos (colunas verticais) e 7 períodos (linhas horizontais). Os grupos dizem respeito, principalmente, ao número de electrões de valência dos seus elementos e os períodos, ao números de orbitais que os electrões ocupam em torno do cerne do átomo. Assim, ao dizermos que o potássio (K) encontra-se no 1º grupo e no 4º período da TP, informamos adicionalmente que os átomos de potássio têm 1 electrão de valência e os seus electrões ocupam 4 orbitais em torno do cerne do átomo. Fácil e intuitivo.

Ora, por consequência, ao agruparmos elementos com características físicas semelhantes, há uma grande hipótese de estes também terem características químicas semelhantes. E é daqui que surgem os grupos representativos da Tabela Periódica, que eu “trago” de vez em quando na minha rubrica TP.

Outro aspecto interessante: à medida que vamos avançando na tabela, quer no grupo, quer no período, verifica-se um crescendo do número atómico dos elementos. Isto significa que possuem mais electrões. Regra geral, isto vem acompanhado de um aumento do número de protões (cargas positivas) e de neutrões (cargas neutras) no cerne do átomo, o que faz aumentar a sua massa atómica. Pode-se então inferir que, à medida que se avança na TP, os elementos vão ficando cada vez mais pesados.

Pela mesma ordem de ideias, poderia agora inferir a variação da electronegatividade (facilidade que um átomo tem em atrair electrões) ou do raio atómico ao longo da TP. Mas não o vou fazer, pela simples razão de não querer entrar dentro de campos técnicos. Simplificar: eis a palavra chave…

 

Ricardo D.

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Tabela Periódica. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s