Átomos

Um átomo é a partícula mais pequena de um elemento que exibe todas as características típicas do comportamento químico desse elemento. 

Os átomos associam-se normalmente em moléculas ou em cristais. Enquanto que o número de elementos conhecidos é muito limitado, são inúmeros os compostos formados por combinação de átomos de diferentes elementos.

Em termos de constituição, os átomos possuem um núcleo constituído por protões (com carga eléctrica positiva) e neutrões (electricamente neutros), rodeados por uma nuvem electrónica constituída por electrões (com carga eléctrica negativa). A única excepção em relação a este caso é a do átomo de hidrogénio que possui exclusivamente um protão e um electrão.

Catião – Quando um átomo perde electrões fica com carga positiva, isto é com excesso de protões relativamente ao nº de electrões.

Anião – Quando um átomo recebe electrões fica com carga negativa isto é fica com excesso de electrões relativamente ao nº de protões.

Marta 🙂

Anúncios

Sobre 13moleculasapular

Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, das suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, das suas aplicações e da sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Esta entrada foi publicada em Química. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s